quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

10 Passos importantes

REALIZAÇÃO DE CONGRESSO INFANTIL – 10 PASSOS IMPORTANTES

1.    Objetivos do Congresso

Mais que importante é primordial levantar a questão para nós. QUAL O MOTIVO DESTE CONGRESSO ? Deve-se levantar uma CAMPANHA de oração e intercessão entre a DIRETORIA, pode ser de 15 minutos por dia (ou como queiram que seja) Para que não seja apenas uma "festa". Terá salvação de almas como prioridades (conversão de crianças) dizem de crianças da igreja e até de fora, pois eu aceitei JESUS com 10 anos e eu era filha de PASTOR , mas tive de aceitá-lo. Isto mudou a minha vida. Na verdade estes OBJETIVOS devem ser avaliados por cada integrante da DIRETORIA DO GRUPO e repassado para as crianças para reflexão. como por exemplo: Deus quer operar em nosso congresso, mas não só neste, nos cultos, nas nossas vidas diárias e etc...

    2.    Recursos para a realização do congresso

Para qualquer realização teremos de contar com recursos financeiros, e para tal é importante que o GRUPO tenha um TESOUREIRO (A) e este controle um "CAIXA" com registro e controle de gastos e receitas, e antecipe os recursos, e solicite junto ao PASTOR da igreja ofertas voluntárias de irmãos, já que o GRUPO INFANTIL não dispõe de membros que trabalham como mocidade e outros. Então é importante levantar o máximo de recursos possíveis para investir no evento.

3. Equipe organizadora

O Grupo Infantil deve pensar em CONGRESSO e deve ser uma EQUIPE motivada, e unânime entre si. É muito necessário o uso e aplicação do TERMO "planejamento" , a equipe deve ainda ser motivada pelo seu PASTOR LOCAL e pela IGREJA, deve correr atrás das coisas e buscar ajuda em vários recursos. Deve ser espiritual e ter visão de águia. Ver lá na frente os resultados e estar envolvida.

4. Data do evento

Uma data adequada para a realização do evento, que facilite aos membros e as crianças para a sua participação, dê preferência às datas futuras, para a devida preparação dos demais itens.
 
    5.    Tema

O tema deve ser algo relacionado à vida aplicada das crianças e depois da igreja, são vários os congressos em que prego que o tema é um pouco distante da realidade de vida das crianças, que um EXEMPLO de como interagir com isso? TEMA: Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. É um tema? Sim, claro que é, mas qual é a aplicação para as crianças ? É fáceis nós adultos entendermos isso, porém deve-se achar um tema sugestivo. Agora um outro exemplo: MATEUS 24-42 Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Agora sim, é um tema sugestivo. Com outros grupos na igreja é possível à sugestão dos membros, já das crianças é um pouco complicado, pois muitos ainda não são alfabetizados. Então a DIRETORIA deve orar a DEUS e trocar idéias entre si de temas sugestivos.




    6.    Pregador (es)

Outro fator importante, na verdade sempre desejo convidar alguém que PREGUE para as crianças e traga a igreja também uma mensagem com a mesma direção. O que vemos é de fato um pregador ser convidado para crianças e prega para a igreja e as crianças ficam "boiando" por favor, eles esperam o ano todo para esse evento, aí vem alguém e prega para os adultos? Muito cuidado na escolha, deve-se conhecer a pessoa, ou pelo menos ter indicações a respeito dela. E sempre ter o aval do PASTOR LOCAL e consultá-lo antes.

    7.    Cantor (es)

Cantor é outro item importante, devem-se perceber os "talentos da casa" pois bem ao nosso derredor eles estão presentes. Dê preferência para cantores infantis ou pré-adolescentes, pois já que a festa é da criançada mesmo.

    8.    Uniformes

Este é o que mais me arrepia, (rsrsr) na verdade deve-se começar a programação com muita antecedência, eu aconselho programar de no mínimo de 03 a 06 meses, pois assim você pode ir programando o PARCELAMENTO do valor com os pais, cobrar a vista pode trazer transtornos para eles, então facilite. Lembrando que com 03 meses de antecedência você pode programar por exemplo: 01 mês para reuniões com os pais, e acordo de preços, cor, tipos e tamanhos e para tirar as medidas e os outros dois meses para a confecção do uniforme e recebimento das duas parcelas.

    9.    Decoração da igreja

A decoração dependendo da igreja, pode ser feita pelas "TIAS" e os jovens. Com recursos, na compra de BALOES, confecção de materiais de E.V.A. e etc. É muito sugestivo entre as TIAS , pois criatividade é o que não vai faltar. Uns detalhes importantes, cuidados com os balões na igreja, para que se o palestrante for usar algum recurso visual (Retro e cartazes) que não atrapalhem as crianças de vê-los, pois às vezes são colocados no meio da igreja e no fim pode atrapalhar, use as laterais, a entrada e etc...

10 Organização da programação em geral.

Enfim, para se ter um bom CONGRESSO deve ser ter uma EQUIPE motivada, e unânime entre si. É muito necessário o uso e aplicação do TERMO "planejamento" por isso se você tem interesse em fazer um congresso, repense nos OBJETIVOS acima citados, e OREM A DEUS e  busquem objetivos espirituais como, salvação, mover de DEUS, e principalmente, louvor e gratidão a DEUS.

Estas palavras não foram copiadas de "livros ou edições especializadas" são todas de autoria da Tia Priscila.

Autorizo a sua cópia e distribuição, desde que seja informada a fonte, conforme prevê o artigo ECAD (Direitos Autorais Registrados)

Um grande abraço

Tia Priscila

www.tiapri.rg3.net

Como fazer um Congresso.

SETE PROPOSITO BÁSICO PARA UM CONGRESSO

Antes de montarmos um planejamento ou sairmos em busca de um lugar para realizarmos um congresso, é necessário termos bem definidos os sete propósitos básicos que ele pode alcançar.
São eles:
a) Unidade: Levar uma organização, uma igreja local ou uma denominação a se fortalecer e estabelecer unidade entre seus próprios membros ou entre estes e os de outras igrejas, denominações ou organizações.
b) Comunhão: Levar as pessoas a fortalecerem seus relacionamentos, propiciando atividades em grupo (pequenos, médios ou grandes) e/ou mensagens interativas que permitam aos congressistas
maior entrosamento e conhecimento uns dos outros.
c) Evangelismo:A distância de casa e a quebra da rotina auxiliam os congressistas a terem momentos especiais com o Senhor Jesus e a imergirem na Sua palavra, vindo a aceitá-lo como
Senhor e Salvador de suas vidas. Além disso, o evento pode visar ao evangelismo em um ou em vários locais da cidade onde está sendo realizado o congresso, de modo que todos os congressistas se envolvam.
d) Avivamento: Levar as pessoas a uma imersão na palavra e na oração para viverem uma vida de santificação e avivamento.
e) Ensino: Levar as pessoas a conhecerem mais a palavra e focarem em um assunto específico como finanças, mordomia do corpo, mordomia da natureza, casamento, namoro ou até mesmo aprofundamento em conhecimento teológico.
f) Capacitação: Levar especialistas ou líderes em determinadas áreas para troca de experiências e capacitação.
g) Motivação: Levar as pessoas a perceberem que podem fazer muito mais para o Reino se estiverem na direção correta. Por esses motivos, é consenso entre a maioria dos líderes,
pastores, diretores executivos de organizações cristãs e educadores cristãos que os eventos podem contribuir significativamente para a edificação, capacitação, despertamento e restauração de vidas.

Aniversario do Pastor.

PARA O DIA DO PASTOR

Neste dia sublime do seu aniversário, sentimo-nos felizes e lhe desejamos:
obs. (cada criança entra com uma fruta e coloca no cesto que esta no centro da igreja e o pastor sentado ao lado)

1-laranja - força
2- maçã - amor
3 uva - alegria
4 banana - união
5 maracujá mansidão
6 mamão - semear
7 melancia ou melão - abundancia
8 manga - coração feliz
9 abacaxi -caminhos espinhosos ou autoridade
10 pão - prosperidade

Pelos frutos se conhece a arvore E não pode uma arvore boa produzir maus frutos Assim cada fruto representa o que o pastor é para nós.

Você pode mudar alguma coisa vai ficar lindo ele gostou muito


Você pode fazer uma narração da historia do Pastor, ano que nasceu, nome dos pais, ano em que veio para São Paulo, ano em que foi consagrado ano em que casou, ano em que teve o primeiro filho, a primeira igreja, o primeiro casamento e que ministrou, etc.
depois falei para igreja suas preferências e a cada preferências que falava uma criança entrava com a mesma.
exemplo: alimento (frango assado) bebida (coca cola) doce (marmelada) fruta (melancia) musica...
pedi as informações para sua esposa


Efésios 6 (armadura de Deus)

Conforme for recitando vai vestindo o Pastor - com a couraça, os sapatos, a armadura, a espada,o capacete....fiz de E.V.A
Quando o Pastor estiver vestido as crianças cantam o hino DESEMBAINHE SUA ESPADA....SE PREPARE P LUTAR....OLHA O GRANDE DESAFIO.....VAO TENTAR TE DERRUBAR...NESSE GRANDE DESAFIO O INFERNO ARMADO ESTA.....MAS COM A ESPADA DE FOGO....ESTA O GRANDE DEUS JEOVA, elas cantam encenando, fazendo gestos, todas em fila uma na frente da outra formando um corredor. Terminando o hino, organize a saída p que cada criança cumprimente o Pastor e saiam em ordem.

Molduras para fotos

LIÇÃO BÍBLICA PARA CRIANÇA DE 2 A 4 ANOS - EU SOU ESPECIAL

IDEIA PRINCIPAL
DEUS CRIOU AS PESSOAS COM UM CORPO MARAVILHOSO. CADA PESSOA É DIFERENTE E ESPECIAL.

A BÍBLIA
DEUS CRIOU CADA PARTE DO NOSSO CORPO -
GÊNESIS 1 E 2, SALMOS 8:5, SALMOS 139:1-18, MATEUS 18:1-5

PREPARAÇÃO DA AULA
COLOCAR UM ESPELHO DENTRO DE UMA CAIXA
ARRUMAR UM FLANELÓGRAFO E PREPARAR OS PERSONAGENS DA HISTORIA, COLOCANDO PEDAÇOS DE LIXA ATRÁS.
PREPARAR MOLDE DE CABEÇAS, CORPOS, PERNAS E BRAÇOS PARA FAZER O CORPO HUMANO.
PROVIDENCIAR PAPEL E GIZ DE CERA.

DESENVOLVIMENTO DA AULA
MOSTRAR A CAIXA COM O ESPELHO. DIZER QUE NA CAIXA TEM ALGUÉM QUE DEUS AMA MUITO. DEIXAR QUE CADA CRIANÇA OLHE A SUA IMAGEM NO ESPELHO. CHAMAR A ATENÇÃO PARA A COR DOS OLHOS, DOS CABELOS E OUTRAS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS. AFIRMAR A IMPORTÂNCIA E AS DIFERENÇAS DE CADA UM

CANTAR OS NOMES DAS CRIANÇAS USANDO DOIS OU TRES TONS. EXEMPLO: "ONDE ESTÁ CARLINHOS? (mi,mi,do,sol,mi,dó). A CRIANÇA PODE RESPONDER: EU ESTOU AQUI. IMITANDO OS SONS ESCOLHIDOS PELO LÍDER: SEM FORÇAR, CONDUZIR AS CRIANÇAS A DIZEREM: NOSSOS NOMES SÃO BONITOS. BATER OS RITMOS DO S NOMES COM AS MÃOS, DEPOIS COM OS PÉS.

SENTAR, RELAXAR, FECHAR OS OLHOS. AGRADECER A DEUS POR NOSSO CORPOS.

CONTAR A HISTORIA MOSTRANDO A BÍBLIA COM O MARCADOR NO LUGAR DA PASSAGEM. (PERGUNTAR) VOCÊS SABEM QUE LIVRO É ESTE? A BÍBLIA TEM MUITAS HISTORIAS BONITAS SOBRE DEUS E JESUS, A PRIMEIRA HISTORIA CONTA COMO DEUS CRIOU O MUNDO(MOSTRAR GRAVURAS OU DESENHOS SIMPLES COM LIXA COLADA ATRÁS PARA FIXAR NO FLANELÓGRAFO).
DEUS FEZ O SOL, ARVORES, ESTRELAS, RIOS, ETC.(MOSTRAR AS FIGURAS COLOCANDO-AS NO FLANELÓGRAFO), MAS O MELHOR DE TODAS ESSAS COISAS, MELHOR DO QUE O SOL E AS ESTRELAS, MELHOR DO QUE AS FLORES E ARVORES, MELHOR DO QUE AS BORBOLETAS E PASSARINHOS, MELHOR DO QUE OS CACHORRINHOS E GATINHOS FOI DEUS TER FEITO AS PESSOAS... GENTE DE TODOS OS TIPOS: MÃES, PAIS, VOVÔS, VOVÓS, TIOS, TIAS, MENINOS, MENINAS E BEBEZINHOS. ESTAVA EM SEUS PLANOS QUE AS PESSOAS VIVESSEM EM FAMÍLIAS. E DEUS FEZ AS PESSOAS DE UMA MANEIRA ESPECIAL: COM OLHOS PARA ENXERGAR, OUVIDOS PARA ESCUTAR, UMA BOCA PARA FALAR, PÉS PARA CORRER, MÃOS PARA TOCAR, ABRAÇAR E AJUDAR, E UMA CABEÇA PARA PENSAR. QUE DEUS BOM! COMO DEUS É MARAVILHOSO! OBRIGADA(O) DEUS.

COLOCAR FIGURAS GEOMÉTRICAS NA MESA: CIRCULO, RETÂNGULO, QUADRADO E TIRAS COMPRIDAS QUE POSSAM REPRESENTAR AS PARTES DO CORPO. PEDIR QUE A CRIANÇA JUNTE AS FIGURAS E COLE NUMA FOLHA DE PAPEL. COMPLETAR O TRABALHO COM GIZ DE CERA.

REUNIR AS CRIANÇAS: DE MÃOS DADAS DIZER: UMA VEZ OS AMIGOS DE JESUS PERGUNTARAM: QUEM É O MAIS IMPORTANTE? JESUS COLOCOU UMA CRIANÇAS NO MEIO DELES E DISSE: PARA SER IMPORTANTE, É PRECISO SER COMO UMA CRIANÇAS. VAMOS LEVANTAR BEM ALTOS OS BRAÇOS E DIZER: EU SOU BONITO/A. EU SOU ESPECIAL"OBRIGADA(O) DEUS.

OUTRAS ATIVIDADES
DEITAR UMA CRIANÇA SOBRE UMA FOLHA DE PAPEL MURAR E FAZER O CONTORNO DO SEU CORPO. COMPLETAR A FIGURA COLOCANDO OLHOS, NARIZ, BOCA, CABELO, ETC. PRENDER A FOLHA NA PAREDE E CONVERSAR SOBRE O CRESCIMENTO: DO CORPO, DA INTELIGENCIA E NOS RELACIONAMENTOS.

FAZER UM CARTAZ COM FIGURAS DE CRIANÇAS DE VARIAS IDADES REALIZANDO DIFERENTES ATIVIDADES.

CANTAR MUSICAS SOBRE AS PARTES DO CORPO, COMO: CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ.

FAZER UMA BRINCADEIRA DE MIMICA. OBSERVANDO O LÍDER, AS CRIANÇAS SEGUEM SEUS MOVIMENTOS: UMA MÃO NA CABEÇA, OUTRA NA BARRIGA, UN DEDO NA PONTA DO NARIZ, ASSIM POR DIANTE.

CAMINHAR DE VÁRIAS MANEIRAS: PULANDO DE UMA PERNA SÓ, SALTITANDO, MANCANDO, ARRASTANDO O PE, MARCHANDO, ANDANDO PARA TRÁS, ASSIM POR DIANTE. EXPLICAR QUE SOMOS TODOS DIFERENTES E QUE PODEMOS ANDAR DE MANEIRAS DIFERENTES.


FONTE:SEMENTE DA MOSTARDA - VIVENCIANDO A BÍBLIA.

A Verdade sobre o Natal

  A Verdade sobre o Natal   INTRODUÇÃO Era noite. As crianças haviam montado o presépio e aguardavam ansiosamente pela vinda do Pa...