Modelo
de como Organizar
3- Programação
A duração do evento de acordo com a necessidade e realidade da igreja, no mínimo de 2 dias à uma semana, separando-se duas horas e meia para cada reunião diária. As reuniões podem ocorrer no período da manhã ou tarde; tudo vai depender da disponibilidade da maioria.
A programação deve incluir atividades interessantes. Assim, os matriculados não desistirão por falta de estímulo.
Escola Bíblica de Ferias é
um trabalho especial que
visa alcançar o segmento
infantil. Ela contribui para
a formação de hábitos
cristãos, alem de funcionar
como agente incentivador da
Escola Dominical.
Ela procura atingir vários
objetivos ao mesmo tempo:
• Evangelizar crianças não-evangélicas, conduzindo-as a Cristo;
• Procura despertar nos responsáveis o prazer de ver seus filhos glorificando a Deus durante os dias do evento;
• Procura desenvolver atividades diversificadas durante o período da E.B.F.
• Dar oportunidade às crianças evangélicas de crescerem no conhecimento da Palavra de Deus de uma maneira dinâmica e alegre;
• Dar oportunidade aos responsáveis de crescimento espiritual, participando de palestras, dinâmicas, oficinas e comunhão.
• Levantar pessoas para o trabalho no Ministério infantil.
1- Planejamento
• Evangelizar crianças não-evangélicas, conduzindo-as a Cristo;
• Procura despertar nos responsáveis o prazer de ver seus filhos glorificando a Deus durante os dias do evento;
• Procura desenvolver atividades diversificadas durante o período da E.B.F.
• Dar oportunidade às crianças evangélicas de crescerem no conhecimento da Palavra de Deus de uma maneira dinâmica e alegre;
• Dar oportunidade aos responsáveis de crescimento espiritual, participando de palestras, dinâmicas, oficinas e comunhão.
• Levantar pessoas para o trabalho no Ministério infantil.
1- Planejamento
Tema: Frutos para o Brasil
(sugestivo)
- Equipe de Trabalho
• Coordenador: liderança, organização e supervisão de todo o trabalho;
• Professores: separados para lecionar nas classes;
• Auxiliares: cooperação com os professores;
• Apoio logístico e segurança: observação da disciplina das crianças, inclusive nos corredores e banheiros. No mínimo, 20 pessoas devem ajudar a estabelecer a ordem no recinto, mantendo-se sempre atentos e qualquer movimento de crianças que provoque tumulto e algazarra, pessoas estranhas;
• Equipe médica: profissionais na área da saúde, preparados para atender a emergências;
• Artes e cenografia: desenhar, projetar e articular os espaços que serão usados, com cenários, decoração de acordo com o tema;
• Teatro e dança: pessoas responsáveis pelos ensaios e apresentações de peças e musicais;
• Louvor: criação ou escolha do hino oficial e demais cânticos;
• Programação visual e divulgação: pessoal para criar logomarca, confeccionar cartazes e divulgação do evento;
• Recepção: fornecer relatórios, fichas de inscrições, organizar crachás, além de registrar as decisões por Cristo. Também encarrega-se de distribuir as lembrancinhas aos participantes da E.B.F.
• Responsáveis pelo lanche: organização e distribuição dos lanches;
• Responsáveis pela recreação: organizar atividades e material para as mesmas com antecedência;
• Responsáveis pela limpeza: Além dos funcionários (caso a Igreja tenha), pedir as equipes que deixem os locais limpos, onde atuaram;
2- Divulgação
A propaganda é um poderoso instrumento de divulgação. Ela poderá ser feita através de recursos audiovisuais tais como: jornais de bairro, cartazes espalhados pela igreja, faixas de tecido ou plástico fixado em ruas ou lugares estratégicos, divulgação em rádios e nas escolas públicas e particulares através de folhetos etc.
O primeiro passo é divulgar entre as crianças nas classes dominicais.
• Coordenador: liderança, organização e supervisão de todo o trabalho;
• Professores: separados para lecionar nas classes;
• Auxiliares: cooperação com os professores;
• Apoio logístico e segurança: observação da disciplina das crianças, inclusive nos corredores e banheiros. No mínimo, 20 pessoas devem ajudar a estabelecer a ordem no recinto, mantendo-se sempre atentos e qualquer movimento de crianças que provoque tumulto e algazarra, pessoas estranhas;
• Equipe médica: profissionais na área da saúde, preparados para atender a emergências;
• Artes e cenografia: desenhar, projetar e articular os espaços que serão usados, com cenários, decoração de acordo com o tema;
• Teatro e dança: pessoas responsáveis pelos ensaios e apresentações de peças e musicais;
• Louvor: criação ou escolha do hino oficial e demais cânticos;
• Programação visual e divulgação: pessoal para criar logomarca, confeccionar cartazes e divulgação do evento;
• Recepção: fornecer relatórios, fichas de inscrições, organizar crachás, além de registrar as decisões por Cristo. Também encarrega-se de distribuir as lembrancinhas aos participantes da E.B.F.
• Responsáveis pelo lanche: organização e distribuição dos lanches;
• Responsáveis pela recreação: organizar atividades e material para as mesmas com antecedência;
• Responsáveis pela limpeza: Além dos funcionários (caso a Igreja tenha), pedir as equipes que deixem os locais limpos, onde atuaram;
2- Divulgação
A propaganda é um poderoso instrumento de divulgação. Ela poderá ser feita através de recursos audiovisuais tais como: jornais de bairro, cartazes espalhados pela igreja, faixas de tecido ou plástico fixado em ruas ou lugares estratégicos, divulgação em rádios e nas escolas públicas e particulares através de folhetos etc.
O primeiro passo é divulgar entre as crianças nas classes dominicais.
3- Programação
A duração do evento de acordo com a necessidade e realidade da igreja, no mínimo de 2 dias à uma semana, separando-se duas horas e meia para cada reunião diária. As reuniões podem ocorrer no período da manhã ou tarde; tudo vai depender da disponibilidade da maioria.
A programação deve incluir atividades interessantes. Assim, os matriculados não desistirão por falta de estímulo.
4- Organização
O primeiro trabalho da E.B.F. começa a partir das inscrições, que devem ser feitas gradativamente durante os trabalhos normais da igreja. Para tanto, utiliza-se uma mesa localizada no pátio, onde o secretário fará as inscrições e estará pronto a prestar maiores informações e esclarecimentos. Um cartaz deve ser fixado perto da mesa para divulgar e incentivar a participação das crianças.
No ato da matrícula os inscritos receberão um documento contendo as normas da E.B.F. São elas:
O primeiro trabalho da E.B.F. começa a partir das inscrições, que devem ser feitas gradativamente durante os trabalhos normais da igreja. Para tanto, utiliza-se uma mesa localizada no pátio, onde o secretário fará as inscrições e estará pronto a prestar maiores informações e esclarecimentos. Um cartaz deve ser fixado perto da mesa para divulgar e incentivar a participação das crianças.
No ato da matrícula os inscritos receberão um documento contendo as normas da E.B.F. São elas:
Normas para professores e
auxiliares
• Obedecer ao horário de chegada, ou seja, 15 minutos antes do início do trabalho;
• Procurar oferecer as crianças um tratamento especial, dando-lhe amor, atenção e carinho;
• Preparar o material didático com antecedência, o qual deve ser atraente, objetivo e criativo;
• Chamar a criança sempre pelo nome. Assim ela se sentirá valorizada;
• Em caso de indisciplina, procure contornar o problema com sabedoria, principalmente tratando-se de visitantes;
• Os auxiliares devem procurar cooperar onde houver necessidade, ficando sempre atentos e prontos a prestar socorro em qualquer situação;
• Tentar compreender cada criança e ter cuidado de não cometer injustiças ou deixá-la triste;
• Esteja sempre alegre e orando em espírito para que o Senhor opere no coração dos pequeninos;
• Obedecer ao horário de chegada, ou seja, 15 minutos antes do início do trabalho;
• Procurar oferecer as crianças um tratamento especial, dando-lhe amor, atenção e carinho;
• Preparar o material didático com antecedência, o qual deve ser atraente, objetivo e criativo;
• Chamar a criança sempre pelo nome. Assim ela se sentirá valorizada;
• Em caso de indisciplina, procure contornar o problema com sabedoria, principalmente tratando-se de visitantes;
• Os auxiliares devem procurar cooperar onde houver necessidade, ficando sempre atentos e prontos a prestar socorro em qualquer situação;
• Tentar compreender cada criança e ter cuidado de não cometer injustiças ou deixá-la triste;
• Esteja sempre alegre e orando em espírito para que o Senhor opere no coração dos pequeninos;
Normas para os pequeninos
• Depois de entrarem no templo, são proibidos de saírem sozinhos da classe, irem ao banheiro ou ficarem nos corredores. Só poderão fazê-lo acompanhados do auxiliar ou supervisor;
• É proibido retirarem-se do templo, exceto com responsável ;
• É proibido riscarem os bancos e paredes da igreja;
• Exige-se silêncio total quando estiver ouvindo a mensagem;
• O comportamento é fundamental para alcançar as premiações
• O certificado será fornecido a todos os que comparecerem, no mínimo, durante quatro dias;
• Devem decorar os versículos para terem direito aos prêmios
• Convidar amiguinhos dá direito ao premio máximo da E.B.F.
• Depois de entrarem no templo, são proibidos de saírem sozinhos da classe, irem ao banheiro ou ficarem nos corredores. Só poderão fazê-lo acompanhados do auxiliar ou supervisor;
• É proibido retirarem-se do templo, exceto com responsável ;
• É proibido riscarem os bancos e paredes da igreja;
• Exige-se silêncio total quando estiver ouvindo a mensagem;
• O comportamento é fundamental para alcançar as premiações
• O certificado será fornecido a todos os que comparecerem, no mínimo, durante quatro dias;
• Devem decorar os versículos para terem direito aos prêmios
• Convidar amiguinhos dá direito ao premio máximo da E.B.F.
5- Confecção de materiais e
Compras
A confecção de materiais da E.B.F. deve ser organizada com uma antecedência mínima de 3 meses. Serão necessários:
• Pasta de material do professor;
• Preparo de literatura específica para novos convertidos;
• Prêmios para os que levarem o maior números de visitantes, conseguirem memorizar maior quantidade de versículos, vencerem em concursos de conhecimentos bíblicos etc..
• Material para ornamentação de ambientes;
• Lembrancinhas para visitantes
• Material para a confecção de trabalhos manuais;
• Preparo de faixas para divulgação;
• Preparo de convites individuais para distribuição antecipada;
• Confecção de cânticos e versículos visualizados feitos em cartolina ou em transparência para retroprojetor;
• Crachás para serem fixados na blusa da criança ao entrar no templo;
• Preparo de atividades para cada classe de acordo com a idade;
• Compra de todos os produtos a serem utilizados na alimentação;
• Material de limpeza.
A confecção de materiais da E.B.F. deve ser organizada com uma antecedência mínima de 3 meses. Serão necessários:
• Pasta de material do professor;
• Preparo de literatura específica para novos convertidos;
• Prêmios para os que levarem o maior números de visitantes, conseguirem memorizar maior quantidade de versículos, vencerem em concursos de conhecimentos bíblicos etc..
• Material para ornamentação de ambientes;
• Lembrancinhas para visitantes
• Material para a confecção de trabalhos manuais;
• Preparo de faixas para divulgação;
• Preparo de convites individuais para distribuição antecipada;
• Confecção de cânticos e versículos visualizados feitos em cartolina ou em transparência para retroprojetor;
• Crachás para serem fixados na blusa da criança ao entrar no templo;
• Preparo de atividades para cada classe de acordo com a idade;
• Compra de todos os produtos a serem utilizados na alimentação;
• Material de limpeza.
Obs: O planejamento do
cardápio para o lanche pode
contar com a participação
dos pais.
6- A ordem do programa
(Sugestão)
14h – Recepção
Desfile no quarteirão da igreja.
A Bandinha irá a frente com as crianças menores, e as demais crianças irão na retaguarda empunhando as bandeirinhas. Todas devem cantar alegremente o hino oficial da E.B.F. Os supervisores poderão distribuir bandeirinhas para as crianças da rua e convidá-las a participar do trabalho.
14:15 – Entrada no templo
14:20 – Oração e leitura bíblica
14:25 – Juramento a Bíblia “Prometo ser fiel a minha Bíblia, obedecendo as suas leis, procurando amar esconder a sua palavra no meu coração para não pecar”
14:30 – Corinhos - Saudação aos visitantes
14:40 – História dramatizada relacionada ao tema (uso de fantoches, peça e ou musicais)
14:50 – Divisão das classes
• Chamada – 5 minutos
• História Bíblica – 15 min
• Versículo prático e aplicação prática – 5 min
• Pergunta escrita ou oral – 5 min
• Atividades (Trabalhos manuais) – 20 min
16:00 – Retorno ao templo (devido ao grande número de participantes, não retornamos para o templo)
16:05 – Cântico
16:25 – Recreação e lanche
17:00 – Oração de encerramento, entrega de lembranças e saída por faixa-etária.
7- Culto de encerramento
• Louvores
• Especial com fantoches
• Apresentação dos pais
• Palavra do pastor
• Entrega dos diplomas e agradecimentos
• Peça especial: Musical “Sementes da transformação.
• Oração e encerramento
Desfile no quarteirão da igreja.
A Bandinha irá a frente com as crianças menores, e as demais crianças irão na retaguarda empunhando as bandeirinhas. Todas devem cantar alegremente o hino oficial da E.B.F. Os supervisores poderão distribuir bandeirinhas para as crianças da rua e convidá-las a participar do trabalho.
14:15 – Entrada no templo
14:20 – Oração e leitura bíblica
14:25 – Juramento a Bíblia “Prometo ser fiel a minha Bíblia, obedecendo as suas leis, procurando amar esconder a sua palavra no meu coração para não pecar”
14:30 – Corinhos - Saudação aos visitantes
14:40 – História dramatizada relacionada ao tema (uso de fantoches, peça e ou musicais)
14:50 – Divisão das classes
• Chamada – 5 minutos
• História Bíblica – 15 min
• Versículo prático e aplicação prática – 5 min
• Pergunta escrita ou oral – 5 min
• Atividades (Trabalhos manuais) – 20 min
16:00 – Retorno ao templo (devido ao grande número de participantes, não retornamos para o templo)
16:05 – Cântico
16:25 – Recreação e lanche
17:00 – Oração de encerramento, entrega de lembranças e saída por faixa-etária.
7- Culto de encerramento
• Louvores
• Especial com fantoches
• Apresentação dos pais
• Palavra do pastor
• Entrega dos diplomas e agradecimentos
• Peça especial: Musical “Sementes da transformação.
• Oração e encerramento
8- Atividades para Adultos
Sugerimos que sejam organizadas palestras, dinâmicas e oficinas interessantes direcionadas aos responsáveis pelas crianças, pois muitos deles moram longe e precisam ficar na igreja esperando pelos filhos. As palestras evitarão que fiquem ociosos no templo. Caso seja possível, oferecer um lanche.
Sugerimos que sejam organizadas palestras, dinâmicas e oficinas interessantes direcionadas aos responsáveis pelas crianças, pois muitos deles moram longe e precisam ficar na igreja esperando pelos filhos. As palestras evitarão que fiquem ociosos no templo. Caso seja possível, oferecer um lanche.