sexta-feira, 25 de dezembro de 2015
COMO PREPARA REUNIÕES PARA ADOLESCENTES
Para ser um bom líder de jovens e adolescentes não basta boa vontade, é preciso ainda técnicas e conhecimentos comportamentais. A partir daí, conseguiremos realizar as para jovens e adolescentes com resultados mais positivos. Na maioria das igrejas, a liderança cristã entende que o grupo de adolescentes começa com pessoas a partir de treze anos. Alguns líderes discordam sobre a idade mínima para participar do grupo dos adolescentes. Não existe uma resposta certa quanto a isso, mas em geral aceita-se jovens com treze anos no mínimo. Mas isso pode variar dependendo da igreja, da quantidade de crianças, de adolescentes, de fiéis e do próprio comportamento do adolescente. A liderança cristã deve estudar o caso de sua igreja e de cada membro individualmente.
Jovens maduros e responsáveis podem facilmente integrar o grupo dos adolescentes a partir dos doze anos de idade (normalmente meninas atinge a maturidade mais cedo que os meninos).
Dicas para líder dos adolescentes cristãos
Uma dica para líderes evangélicos é que as atividades sejam traçadas com antecedência. Algumas igrejas montam uma agenda semestral, facilitando o planejamento das atividades. Sabendo quando haverá um retiro, por exemplo, a liderança cristã e os próprios adolescentes evangélicos conseguem se planejar para participarem do evento. Claro que, por inúmeros motivos, alguns ajustes podem ocorrer, mas a organização é a chave do sucesso para lidar com adolescentes, pois eles percebem facilmente quando um adulto está perdido ou sem saber o que fazer; e gostam de se acharem mais espertos ou organizados que os adultos. Por isso, qualquer vacilo pode dar brecha para o adolescente perder o respeito pelo líder cristão, ou pelo professor.
A atividade para adolescentes evangélicos mais rotineira deve ser os encontros de adolescentes, a reunião dos adolescentes, normalmente organizadas para acontecerem uma vez por semana. Preferencialmente, não devem ser nos dias de cultos, pois com doze ou treze anos, o adolescente cristão tem um crescimento espiritual maior participando dos cultos junto com adultos, diferentemente das crianças, que precisam de aulas específicas para sua idade.
Essas reuniões não devem ser muito longas, pois os adolescentes tendem a não gostar de atividades demoradas. Reuniões de uma hora ou uma hora e meia são suficientes. Em casos especiais, duas horas de reunião é o máximo que se pode ter sem que alguns comecem a demonstrar desinteresse pela reunião.
Interatividade
A reunião de adolescentes evangélicos pode começar com uma, ou algumas, músicas. O líder cristão pode tocar no rádio, mas seria mais interessante se os próprios adolescentes puderem participar. Em grandes igrejas é comum termos adolescentes levitas. Assim, as reuniões com adolescentes podem começar com um louvor tocado por estes jovens evangélicos. Caso a reunião seja em uma sala sem instrumentos musicais, os adolescentes também podem cantar a capella. Mesmo sem ajuda do som tocado, os adolescentes tendem a cantar com empolgação, pois gostam de música. O ideal é deixar que os próprios adolescentes escolham as músicas cristãs a serem tocadas.
Início
Uma oração deve ser feita antes do início da reunião, preferencialmente, realizada por um dos adolescentes, estimulando-os a participarem das aulas e dando-lhes experiências com o mundo cristão. Caso alguém se nega a orar ou participar de qualquer outra atividade, não deve ser contrariado e nem intimado, isso só deixa o adolescente irritado e o deixará sem vontade de participar do próximo encontro de adolescentes.
Uma dica para fazer uma reunião de adolescentes evangélicos de sucesso, é que o encontro deve ter um objetivo claro, que pode ser, por exemplo:
- Ensaiar para um culto
- Ensinamento bíblico
- Organização de um evento
- Ensinamento de doutrina
- Estudo sobre um determinado tema
Também é interessante realizar estudos com uma sequência. Por exemplo, toda primeira reunião do mês haverá um estudo sobre Atos. Quando este estudo bíblico terminar, inicia-se um próximo. Isso dá a sensação de continuidade que o jovem precisa para captar melhor alguns ensinamentos.
Não tenha medo de repetir
Talvez, uma única reunião de adolescentes evangélicos para o ensinamento bíblico não é o suficiente para memorizar informações importantes.
A aula deve contar material visual, seja slides, cartazes, vídeos ou teatro. Um encontro de adolescentes só de leitura tende a ser tediosa e, provavelmente, muitos adolescentes não prestarão a devida atenção.
Os adolescentes podem participar livremente da reunião, com opiniões, testemunhos ou perguntas. Até é interessante que recomendem um tipo de estudo, de temas para as próximas reuniões.
A liderança cristã precisa entender que a participação ativa dá ao adolescente a devida sensação de participação ativa. Eles devem se sentir importantes para o grupo, o que o anima a participar de futuros encontros.
Timidez
O adolescente tem a tendência de se sentir rejeitado, diferente, e uma reunião da qual e se sinta inútil não o ajudará em nada. Mesmo os mais quietos e tímidos pode participar, através de e-mail, textos, redações. Ao pedir a participação do adolescente, por exemplo, para escolher um tema, o líder pode passar um e-mail para que mesmo os mais tímidos se sintam mais seguros em opinar.
Em determinados momentos, o professor, ou líder de adolescentes, deve oferecer a possibilidade de as pessoas participarem anonimamente.
Dependendo do assunto, o líder pode pedir que os adolescentes escrevam suas perguntas, ou sugestões, deixando claro que os papéis serão misturados e o anonimato será mantido.
Em algumas reuniões de adolescentes evangélicos, as atividades em grupo podem ser adaptadas para atividades em duplas ou em pequenos grupos para que os adolescentes mais tímidos não se sintam expostos. Os adolescentes, assim como os próprios adultos, se sentem mais confortável dando sua opinião para uma ou duas pessoas do que para um grupo grande.
Descontração
Os adolescentes tendem a não gostar de obrigações, por isso, uma das dicas para reunião de adolescentes é deixá-los bem à vontade. Eles devem ter a liberdade de poder participar das reuniões com roupas confortáveis como bermuda ou chinelo, se a doutrina da igreja não for contra, claro.
O vocabulário e a forma de ensinar deve ser leve e sem formalismo. O uso de palavras coloquiais, populares ou expressões engraçadas podem ser usadas, com o devido cuidado e bom senso, dando a sensação de um ambiente jovial e receptivo.
Todos os adolescentes devem ser tratados com respeito e terem as mesmas oportunidades. O tatuado, o de piercing ou o filho do pastor devem ter a mesma oportunidade de expressar suas opiniões e dar sugestões. Se falarem algo contra os ensinamentos bíblicos ou contra a conduta da igreja, o líder deve explicar porque aquilo que foi dito não é aceito. Um simples “porque não” é a pior resposta que um adolescente pode ouvir.
Boa reunião
A melhor dica para a liderança cristã que irá organizar a reunião de adolescentes evangélicos é colocar-se sob a vontade de Deus e estar disposto a mar e respeitar estes jovens, mesmo com opiniões fortes e personalidade difícil, pois todos nós temos que trabalhar nosso caráter, não são apenas eles.
Assinar:
Postagens (Atom)
A Verdade sobre o Natal
A Verdade sobre o Natal INTRODUÇÃO Era noite. As crianças haviam montado o presépio e aguardavam ansiosamente pela vinda do Pa...
-
ESCOLA DOMINICAL Poesia Há uma Escola bendita Onde se aprende a verdade, Traz a mensagem inaudita Da graça e da liberdade. Nesta Escola ...