Jogo Bíblico – O Barco
Faça um barco de papel. Escreve as perguntas da lição em fichas e coloque-as dentro do barco. À medida que cantam uma música, o barco vai passando na mão das crianças. Quando a música parar, a criança que estiver com o barco deve tirar a ficha e responder à pergunta da lição. Se acertar a resposta, ganha bala, ou bombom e um cartão para dar para alguém.
Jogo Bíblico – Barco de Papel
Material: Folha de papel.
Para sermos discípulos de Jesus, temos de levar as Boas Novas da Salvação.
Vamos leva-la?
Faça um barco de papel. Passe o barco entre os alunos, enquanto a turma conta até dez, onde o barco parar, a criança que estiver com o barco deve fazer uma pergunta da lição para um colega. Se ele responder corretamente a pergunta, ganha uma bala e um cartão para dar para alguém. E assim sucessivamente.
Desenhando com Fósforos (2 caixas de palitos de fósforos)
Vamos leva-la?
Faça um barco de papel. Passe o barco entre os alunos, enquanto a turma conta até dez, onde o barco parar, a criança que estiver com o barco deve fazer uma pergunta da lição para um colega. Se ele responder corretamente a pergunta, ganha uma bala e um cartão para dar para alguém. E assim sucessivamente.
Desenhando com Fósforos (2 caixas de palitos de fósforos)
Colocar
todos os palitos dentro de um recipiente no centro da mesa. Dispor 4
participantes (2 de cada grupo) ao redor da mesa. Dada a ordem de início
elas deverão fazer desenhos com os palitos (relacionados a lição),
tirando os palitos um a um. Tem que deixar a imaginação voar! Depois de 2
minutos dar o sinal de encerramento, onde as participantes deixarão os
desenhos como estão. Será vencedora a equipe que tiver feito o maior
número de desenhos.
Descubra a Palavra / Sílabas
Descubra a Palavra / Sílabas
O
dirigente escolhe uma palavra para cada grupo. Uma pessoa do outro
grupo 1 é escolhida para descobrir qual é a palavra que o grupo 2 falou
separando as sílabas, e uma pessoa do grupo 2 é escolhida para descobrir
qual é a palavra que o grupo 1 falou separando as sílabas. Funciona
assim: se a palavra escolhida entre os participantes for "salvação",
essa palavra deve ser quebrada em suas três sílabas: 'sal-va-ção', e
pega-se três pessoas (ou quantas forem necessárias dependendo da
quantidade de sílabas de cada palavra escolhida) e cada pessoa fica
encarregada de falar uma sílaba, quando derem um sinal, os três falam
suas respectivas sílabas, simultaneamente, gerando um som misturado. O
grupo deve escutar esse som misturado por três vezes e descobrir qual é a
palavra.
Desenhando o Pé
Desenhando o Pé
Objetivos: Socializar, integrar, perceber a necessidade de assumir compromissos, crescer, valorizar-se.
Desenvolvimento:
O animador deve providenciar uma grande folha de papel e lápis colorido
para cada participante. Depois deve motivar os participantes a
desenharem num grande papel o próprio pé. Em seguida, conversar com as
crianças de forma que todos os participantes tenham oportunidade de
dizer o que pensam e o que sentem:1. Todos os pés são iguais?2. Estes
pés caminham muito ou pouco?3. Por que precisam caminhar?4. Caminham
sempre com um determinado objetivo?5. Quantos já caminhamos, levando a
mensagem da Salvação àqueles que ainda não conhecem a Jesus.
Terminada a discussão, o animador convida a todos que escrevam no pé que desenharam o versículo “... Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas”. Romanos 10.15b
Terminada a discussão, o animador convida a todos que escrevam no pé que desenharam o versículo “... Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas”. Romanos 10.15b
Peixinhos e Tubarões (Adaptado)
“Deixar
uma área neutra, onde os tubarões não poderão pegar os peixinhos”.
Separados em dois times, deverão formar o time dos peixinhos e o dos
tubarões. No momento em que tocar uma música baixa, os peixinhos saem
para passear. Quando tocar uma música alta, os tubarões saem para tentar
pegar os peixinhos que deverão voltar correndo para o local neutro.. o
peixinho que for pego vira tubarão.
Dinâmica: "Auxílio mútuo"
Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vidaMaterial: Pirulito para cada participante.
Procedimento:
Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e
os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita,
com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a
direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre.
Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta
(braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso,
pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os
papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que
estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a
iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma:
oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os
demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a
dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o
pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como
fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do
outro para chegar a algum objetivo e é ajudando ao outro que seremos
ajudados.
Cesto de frutas
Desenvolvimento: Crianças dispostas em círculo. Uma das crianças é destacada para ficar no meio do círculo. O líder fala: “passou por aqui um fruteiro que levava no cesto banana e laranja”. As crianças que têm nomes começados com as mesmas letras das frutas faladas trocam rapidamente de lugar entre si. A criança que está no centro do círculo aproveita esse momento para tentar se colocar em um dos lugares que temporariamente estarão vazios. A criança do círculo que ficar sem o lugar vai para o centro esperar uma oportunidade para voltar para o círculo. O líder fala novamente a frase mudando o nome das frutas. Ele poderá também falar: “o cesto virou” – nesse caso todas as crianças devem mudar de lugar.
Cesto de frutas
Desenvolvimento: Crianças dispostas em círculo. Uma das crianças é destacada para ficar no meio do círculo. O líder fala: “passou por aqui um fruteiro que levava no cesto banana e laranja”. As crianças que têm nomes começados com as mesmas letras das frutas faladas trocam rapidamente de lugar entre si. A criança que está no centro do círculo aproveita esse momento para tentar se colocar em um dos lugares que temporariamente estarão vazios. A criança do círculo que ficar sem o lugar vai para o centro esperar uma oportunidade para voltar para o círculo. O líder fala novamente a frase mudando o nome das frutas. Ele poderá também falar: “o cesto virou” – nesse caso todas as crianças devem mudar de lugar.
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