AULAS CRIATIVAS PARA ESCOLA DOMINICAL
MATEUS 28.19-20
ENSINAR NÃO FOI UM PEDIDO FOI UMA ORDEM!
JESUS
NÃO DISSE: SE VOCE QUISER, SE LEVAR JEITO, SE TIVER TEMPO, SE GOSTAR… A
ultima ordem de Jesus deveria ser nossa primeira ocupação.
O ‘ide’ é para todos. E toda criatura, inclui as crianças. (marcos 16.15)
Nem
todos serão professores de escolinha, mas todos tem que evangelizar e
mais cedo ou mais tarde haverá crianças no seu caminho esperando para
ouvir sobre o amor de Deus…
MARCOS 10.13-14
‘DEIXAI
VIR A MIM OS PEQUENINOS E NÃO OS IMPESSAIS’ SABE O QUE ACHO MAIS
INTERESSANTE? É QUE QUEM OS IMPEDIAM ERAM OS PRÓPRIOS DÍSCIPULOS…
Hoje
não tem sido diferente em muitas igrejas. O mundo lá fora e até muitas
seitas já descobriram nas crianças um campo fértil! Mas nós as temos
afastado de Jesus.
QUANDO?
Quando não lhes damos valor. Quando nossa escolinha é feia, suja,
desorganizada, com lixo que chamamos de brinquedos,quando não há
professores preparados,quando não há pregação ou ensino verdadeiro. só o
velho: você finge que ensina e eu finjo que aprendo…
Por
exemplo: se sou professora de piano, dou aula por um ano, mas quando
meu aluno vai se apresentar não toca nada, é porque não aprendeu… Logo
não houve nenhum ensino! Só terei realmente ensinado se houver
aprendizado, caso contrario não ensinei, só tentei… (ou nem isso)
MUITOS SÃO LIGEIROS EM APONTAR PROBLEMAS ( MAS NÃO AS CAUSAS…)
*as crianças não prestam atenção
*faltam muito
*não param de falar
*não obedecem
*não me entendem
*e por ai vai…
MAS PENSE UM POUCO NA VISÃO DO ALUNO (e seja sincero)
Você
assistiria uma aula sua? Como tem sido suas aulas?Aquela maravilhosa
mesmice de todo dia… sempre na mesma ordem, no mesmo tom de voz;cheia de
palavras tão difíceis que até facilita a gente de não entender,
monótona, repetitiva…
…Não sei onde ouvi esta história, mas é bem interessante:
Uma
vez um pregador notou que todo domingo ele começava a pregar e dali 15
min.o povo começava a dormir, isso se repetia todo domingo, ele então
resolveu gravar o culto, porque uma pessoa dormir, ainda vai, mas tanta
gente? Só podia ter algo errado!
Bom, levou o vídeo pra casa começou a assistir, dali 15 min….ele estava roncando…
SOLUÇÃO:
Mesmice
se vence com criatividade!!! PORQUE VOCÊ NÃO IRÁ CONSEGUIR RESULTADOS
DIFERENTES FAZENDO A MESMA COISA! ENTÃO MUDE!! Ache um jeito novo de
falar do mesmo assunto. ache uma maneira criativa de contar a mesma
historia…
IDÉIAS
Nunca gostei quando me dizem que tenho que fazer algo, mas não me dizem ‘como’. O que adianta uma pessoa ir ao médico,ter o problema diagnosticado mas sair sem a receita? Então vou dividir com vocês o que tem dado resultados. coisas que podem ser usadas em qualquer aula e sobre qualquer assunto e são simples de se fazer…
Nunca gostei quando me dizem que tenho que fazer algo, mas não me dizem ‘como’. O que adianta uma pessoa ir ao médico,ter o problema diagnosticado mas sair sem a receita? Então vou dividir com vocês o que tem dado resultados. coisas que podem ser usadas em qualquer aula e sobre qualquer assunto e são simples de se fazer…
Quando vamos falar com crianças a primeira coisa de que precisamos é ganhar sua atenção inicial, senão a aula estará perdida.
Diferente
dos adultos elas são comunicativas, todas se conhecem, e quando não,
fazem questão de se conhecer e saber das novidades, por isso é preciso
fazer algo que desperte sua atenção para nós…
*USANDO OBJETOS:
–numa
sala lotada ao iniciar a aula abri uma sombrinha e coloquei na cabeça.
Pronto! Todos estavam olhando pra mim… mas é claro que tinha haver com o
assunto. Perguntei pra que servia:’pra se proteger da chuva tia!’ Ai,
como sou cheia de histórias, contei uma minha: ”quando eu era pequena,
voltava da escola e o céu escureceu como noite! Eu via meu ponto de
ônibus e pensei em correr até lá, mas é claro que como sempre não deu
tempo e cheguei lá ensopada… quando abri a bolsa pra pagar, qual minha
surpresa? Eu tinha um guarda chuva! Fiquei com tanto medo de me molhar
que esqueci que estava comigo… às vezes fazemos assim com Deus, na hora
do medo esquecemos que Ele está conosco… sempre pronto para nos
proteger” (Isaias 43.1).
Cada um escreveu seu medo num papel, oramos e rasgaram na lixeira. (leia antes ,tem coisa que não é medo, mas caso de polícia)
Você
pode usar qualquer objeto, desde que tenha haver com a aula. outro
exemplo:use escova de dente,toalha de banho,pente…pergunte quem usa
isso,e se é só no domingo…fale sobre que se santificar também é todo dia
Enfim, use objetos…
*PERGUNTAS CURIOSAS:
‘
quem aqui já foi pescar?’, ’quem sabe o que tenho aqui nesta caixa?’,
’quem sabe pra quê isto serve?’, ’quem já usou isso?’ Eles são curiosos e
gostam de dar respostas… isso desperta o interesse.(como já disse
antes, tem que ser de acordo com o que for ensinar senão de nada serve)
*MUDANDO A SALA:
-
isso cria a expectativa de “o que será que vai acontecer aqui?” Mude a
frente com o fundo, faça um círculo de cadeiras, deixe só um tapete, mas
lembre-se! Eles esperam algo novo, então não os decepcione!!!
*MUDANDO A ORDEM DOS ACONTECIMENTOS:
de
vez em quando mude um pouco, dê coisas fora da programação, mude a hora
da oferta com a da atividade,a hora da historia com o louvor…
*USANDO ILUSTRAÇÕES:
toda
criança gosta de uma boa historia. ela é um dos meios mais eficientes
de ensino, o método que Jesus, o maior mestre,usava ao ensinar. Conte
histórias que ajudem as crianças a entender melhor o assunto, ou
historias sobre quando você era pequeno…
*COMPLETE A FRASE:
coloque
parte da palavra na lousa, pode ser o nome do personagem, da história,
do assunto; e ao começar a aula pergunte quem sabe completar, vá dando
dicas: ZA… ele era baixinho,queria ver Jesus, subiu em uma arvore, etc.
(Zaqueu)
*AVALIANDO:
escreva
algo na lousa para responderem na entrada: ’Jesus pra mim é… ’e deixe
cada um escrever o que pensa, assim você vai saber o que eles tem
aprendido.
*MÚSICAS:
escolha
‘uma’ sobre o que você vai ensinar, deixe-os ouvir (ou assistir no dvd)
depois peça para escreverem ou desenharem o que entenderam. você também
pode entregar a letra por escrito ou escrever na lousa.
*VÍDEO:
mas
não use o vídeo como pretexto para não dar aula e não se preparar. Não
vá colocar de uma só vez toda coleção do midinho…escolha sempre ‘um’só
tema para não confundir a criança, e assista “antes” delas , prepare uma
atividade, sempre de acordo, se preciso dê pausas para
explicações…lembre-se que não fomos chamados para distrai-las, mas para
‘ensiná-las!” (também existem dvd‘s do autor Max Lucado com desenhos
infantis, como: você é especial e se eu tivesse um nariz verde, entre
outros, são muito bons.)
*VISUAIS:
mesmo
com os maiores isso chama a atenção, desenhe partes da historia e vá
colando ou mostrando enquanto conta. Faça-as em formatos diferentes,
redondos, triângulos…
*COLOCANDO EM PRATICA:
dê
algo para ‘fazerem’ dê acordo com o que aprenderam. Por exemplo: quando
ensinei sobre evangelismo, fiz um cartaz sobre o assunto, colei fig.
Mostrando formas de evangelizar, e dei a eles folhetos de evangelismo
infantil (existe há muito tempo e eu nem sabia, você pode criar até um
carimbo p/ eles mesmos carimbarem) ou cartões mig-meg convite. Isso os
deixou muito motivados!
Evangelizaram
mesmo! trouxeram muitas pessoas, e me contaram tudo que aconteceu… (mas
lembre-se de insistir que não conversem nunca com estranhos sem a
presença de seus pais ou responsáveis! o mundo é perigoso, é preciso
vigiar!)
Diga
para convidarem seus amiguinhos da vizinhança, da escola, seus primos,
pais, avós, tios…e estranhos só quando acompanhados por responsáveis.
O
método mais eficaz de evangelizar crianças é deixando a própria criança
fazer isso, ninguém traz mais crianças pra igreja que a própria
criança… (eu confirmei isso)
Bom, continuando, quando falar de intercessão, ensine-as deixando fazerem pedidos por algo ou alguém e orem com os pedidos.
…Procure dar alguma coisa para elas fazerem de acordo com aquilo que você ensinou…
*MURAL :
faça murais junto com eles, escolha um tema, por exemplo: tipos de oração. Em cima a frase:
-‘quero te ver na igreja’ ensine sobre intercessão e eles desenham alguém que gostariam que se convertesse.
-‘Deus
me perdoe por… ’ Ensine sobre arrependimento e eles fazem um envelope,
decoram com recortes, lantejoula, etc. depois escrevem dentro pelo que
pedem perdão e fecham o envelope, só à tia vai ler. Cada um cola o seu
no mural…
-‘agradeço
a Deus por… ’Ensine sobre agradecimento, eles fazem desenhos, colam no
mural e depois todos o decoram, os meninos fazem joaninhas, as meninas
flores e borboletas e juntos todos vão trabalhando e dando suas
idéias.(existem mais tipos de oração e uma infinidade de temas…)
Nenhum comentário:
Postar um comentário